EDUCAÇÃO

Uma escola histórica - Raimundo Araújo
Em 13 de março do ano de 1934, instalava-se em Juazeiro do Norte, a primeira Escola Normal Rural do Brasil, sendo seu primeiro Diretor, ex-Juiz Municipal da Comarca de Juazeiro do Norte, Dr. Plácido Aderaldo Castelo.
A inauguração oficial da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, aconteceu em sessão solene, no salão do Orfanato Jesus Maria José, cujo ato inaugural foi presidido pelo Dr. Moreira de Souza. Foi orador da solenidade, o diretor da Escola, Dr. Plácido Aderaldo Castelo, que proferiu brilhante discurso sobre os benefícios que Juazeiro esperava daquele estabelecimento de ensino.
Em seguida, tomou a palavra, o Diretor da Instrução no Estado, salientando "que a Escola Normal Rural é a única do gênero, cm todo o Brasil". Terminou declarando "que nos termos do Decreto Estadual, n° 1.218 de 10 de janeiro de 1934, em nome do Exmo. Sr. Interventor Federal do Ceará, estava inaugurada a Escola Normal Rural de Juazeiro".
Após a inauguração, houve números artísticos em que tomaram parte as alunas do referido estabelecimento. A Professora Amália Xavier de Oliveira saudou o Sr. Diretor da Instrução, bem como os demais membros da comitiva. Em seguida, o Dr. Moreira de Souza apresentou à Escola, a Embaixada da Cruzada Nacional de Educação, composta de universitários do Rio de Janeiro. O presidente da Embaixada, Dr. Justiniano Vilela proferiu discurso sobre a instrução pública no Brasil e no Ceará.
Estiveram presentes a esta sessão, autoridades civis e militares de Juazeiro, Crato e Barbalha; acadêmicos Paulo Prado, Ailton Gondim Lóssio e Mons. Joviniano Barreto, Diretor do Ginásio do Crato.
O Dr. Moreira de Souza encerrou a sessão, salientando a nobre atitude do povo de Juazeiro e o esforço dos que contribuíram para a criação da Escola. Em 04 de setembro de 1934, a Escola Normal Rural muda-se do prédio onde fora instalada e inaugurada (Orfanato Jesus Maria José) para o prédio adquirido e dotado pelos acionistas da Sociedade que a encamparam. Era o prédio de uma usina de beneficiamento de algodão, pertencente ao industrial Dirceu Inácio de Figueiredo. No mesmo local acha-se ainda hoje. Anexo, foi construído um prédio no mesmo estilo, que foi inaugurado no seu vigésimo aniversário: 13 de junho de 1934.
Falar a respeito da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, é falar também sobre Amália Xavier de Oliveira, ex-Professora de Música e de Educação Física e Tesoureira da histórica Escola que no ano de 1936, assumiu a direção da E.N.R.
 À E.N.R., D. Amália prestou inestimáveis serviços, colocando-se acima do patamar da glória c do sucesso. Foram tempos áureos que não esqueceremos jamais.
Com a palavra, Elias Rodrigues Sobral, ex-aluno e ex-professor da E.N.R. de Juazeiro do Norte: "Os louros dos seus trabalhos e as glórias das suas conquistas, imortalizarão o seu nome, que jamais deixará de brilhar na constelação luminosa dos grandes vultos, que pelos feitos admiráveis atingiram a grandeza da eterna consideração pública".



(Texto extraído do livro Resgatar é preciso, de Raimundo Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário